Riceros se reúnem em Montero para tratar a escassez e preços a diesel

Produtores de arroz De diferentes regiões do país que se encontraram na segunda -feira no município de Montero para analisar o Crise enfrentando o setor devido à falta de diesel e incerteza nos preços dos grãos.

A escassez de combustível e o mau estado das estradas estão dificultando a transferência de produção, o que pode afetar a segurança alimentar do país.

David Pérez, presidente dos produtores de arroz Beni, explicou que as chuvas cometeram grandes extensões de culturas, mas a maior preocupação está no acesso a diesel. “Quando o tempo melhorar, não poderemos mover os caminhões, porque não haverá diesel para carregá -los, e isso será desastroso. Esta entrada representa entre 5 % e 10 % de nossos custos, mas sem ele, Não podemos operar“Ele disse.

Outro ponto central da reunião foi o preço do arroz. Produtores Eles procuram alcançar acordos com o setor privado para garantir um pagamento justo por seu produto sem afetar o custo final para os consumidores. No entanto, eles criticaram a ausência de representantes do governo na reunião. “O governo brilhou por sua ausência. Estamos tentando encontrar soluções entre nós, mas precisamos de respostas urgentes para evitar grandes perdas ”, acrescentou Pérez.

Os Rroids alertaram que, sem medidas imediatas, a produção e a oferta de arroz no mercado nacional podem ser seriamente afetados.

Olhe para a programação em Red Uno Play

Deixe um comentário