Representantes da Federação Regional de Cooperativas de Mineração (FERRECO) declararam emergência devido à falta de diesel necessária para desenvolver atividades extrativas. Eles garantem que devem pagar até BS 20 por litro deste combustível, para que já estejam prontos os esforços para realizar importação direta.
O líder explicou que os intermediários afirmam obter o combustível entre BS 12 e 14, mas eles o vendem para cooperativas na BS 18 ou BS 20, o litro. “Não queremos alcançar essa situação”, disse o presidente da Ferreco, Eloy Sirpa.
Para evitar esse problema, a possibilidade de importação direta está sendo analisada. Para isso, estão sendo realizadas reuniões, que continuarão nesta terça -feira, com o objetivo de avançar no processo, pois, para a estação seca, será necessária uma quantidade maior de combustível.
“Agora não estamos consumindo nem 50%, mas precisaremos de 100% de maio a setembro. Portanto, temos o mandato de nossas bases, estão sendo feitos esforços para importação direta ”, afirmou Sirpa.
Olhe para a programação em Red Uno Play