O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) emitiu um alerta de laranja para todo o departamento de Cochabamba devido ao aumento dos níveis de rios e bacias.
Além disso, o alerta vermelho foi ativado especificamente para a região dos trópicos de Cochabamba e várias bacias andinas. Esse aviso estará em vigor de 11 a 25 de março, dada a iminente inundação de rios e o risco de transbordamentos.
De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento de Riscos (UGR) do governo, Ramiro López, toda a população que vive nas áreas afetadas tem extrema cautela, especialmente no trópico de Cochabamba, onde estão localizados os rios Ivorgarzama, Magareño, Chimoré e Ichilo.
“É crucial que a população esteja alerta, uma vez que os rios devem atingir níveis máximos e que fortes inundações ocorrerão em várias áreas”. López disse.
Entre os rios que estão Sob vigilância, o rio Caine, Arque, Paracaya, Tapacarí e Sichez se destacam, o que também será severamente afetado pela enxurrada de água. Até o momento, 16 vítimas fatais foram relatadas até agora este ano devido a chuvas e inundações.
As autoridades pedem aos cidadãos que tomem precauções, não apenas nas áreas rurais, mas também nas áreas urbanas mais vulneráveis a transbordamentos.
O Senamhi reiterou que o alerta vermelho é uma medida extrema e de emergência, de modo que todos os habitantes das áreas de risco devem ser preparados antes de possíveis evacuações e danos materiais.
Olhe para a programação em Red Uno Play