Dia dedicado a uma das excelências de Monsano e Vallesina
Organizado por Pro Loco e o Município de Monsano O “Dia do Petróleo” será realizado no domingo, 1º de dezembro“, pelas ruas do centro histórico. Um dia inteiramente dedicado a este produto que coloca Monsano, que faz parte das “Cidades Petrolíferas”, entre os centros de excelência da olivicultura e da arte do azeite com doze quintas activas na zona.
«Monsano faz parte das Cidades do Petróleo e possui uma longa tradição olivícola com árvores centenárias que moldam a paisagem rural”- lembrou o prefeito Roberto Campelli – existem muitos produtores de qualidade e queremos dar a conhecer ao público este produto que melhor expressa a nossa história e cultura.»
A programação inclui iniciativas dedicadas a adultos e crianças: começa às 10h30, na Piazza Mazzini com o “Histórias de óleo para crianças sobre BeApe“um teatro móvel para envolver os mais pequenos contando a história da tradição e cultura do azeite. A conferência será realizada às 11h00 com entrada gratuita “Vamos conhecer melhor o azeite” com o especialista Giorgio Panzini, uma viagem à descoberta das características químicas e organolépticas do azeite e uma visão geral da dinâmica e tendências futuras do mercado do azeite: do local ao global.
Será realizado a partir das 13h na Piazza Matteotti “DegustOlio: Almoço entre Sabores e Tradição” com cardápio à base de bruscheta com azeite novo, polenta, travessa, acompanhamentos e bebidas.
Durante todo o evento, até à tarde, haverá um mercado hobbyista, uma exposição de produtos das explorações agrícolas locais e uma exposição missionária. E depois, vinho quente, castanhas e canções folclóricas até a noite, sempre na Piazza Mazzini.
(na foto de Francesca Ceppi uma das oliveiras centenárias de Monsano)
