De 13 a 27 de novembro, o Mole Vanvitelliana de Ancona sediará a exposição Construtores da Pazuma iniciativa gratuita que visa promover uma cultura de paz e de diálogo numa época em que os conflitos continuam a dividir o mundo. A exposição, com curadoria de Giorgio Tarabellivisa educar especialmente os jovens sobre a importância da paz, inspirado no exemplo de sete figuras históricas que dedicaram suas vidas a esta causa: Mahatma Gandhi, Alessandro Serpieri, Carlo Bo, Giorgio La Pira, Ernesto Balducci, Don Lorenzo Milani e Valerio Volpini.
Organizado por Lions Clube Ancona “La Mole” juntamente com diversas associações e fundações, incluindo aAssociação Carlo Bo de Urbino e o Fundações Giorgio La Pira e Ernesto Balduccia exposição conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, da Região Marche, do Município de Ancona e da Arquidiocese de Ancona e Osimo.
O itinerário expositivo é construído para envolver o visitante numa reflexão sobre a paz através manuscritos, fotografias, diários, diários e outros documentos historiadores que oferecem um olhar profundo sobre a vida e o compromisso social e político de figuras como Gandhi E Dom Milani. “Esses grandes protagonistas – explicou o curador Giorgio Tarabelli – eles mostraram ao mundo que o verdadeiro poder reside na união, não na divisão. A exposição propõe-se, portanto, como uma viagem para redescobrir as raízes do diálogo e da justiça social“.
Maurizia Alessandra Sacchipresidente da Lions Clube Ancona “La Mole”sublinhou a importância de um evento deste tipo para sensibilizar a comunidade local, especialmente os jovens: “Num momento histórico marcado por graves conflitos, Construtores da Paz quer ser uma ferramenta para inspirar cidadãos conscientes e comprometidos. Cada um de nós pode ser um portador de paz: convidamos a todos a visitar a exposição e a aderir a esta importante mensagem de esperança”.
A abertura oficial da exposição será realizada Quarta-feira, 13 de novembroprecedida de uma apresentação às 9h30 no Auditório da Mole Vanvitelliana, com intervenções de inúmeras personalidades institucionais, incluindo o prefeito de Ancona Daniele Silvetti, o arcebispo Monsenhor Angelo Spina e o senador Giovanni Pellegrino, ex-presidente da Comissão Terrorismo e massacres .
A exposição estará aberta todos os dias, das 9h às 20h, oferecendo ao público uma importante oportunidade de refletir sobre como cada um pode contribuir, à sua maneira, para a construção de um mundo de paz.
