Colégio de Economistas: “As reservas líquidas não são suficientes para pagar as importações”

A presidente do Colégio de Economistas de Santa Cruz, Claudia Pacheco, observou os dados de Reservas Internacionais apresentados pelo Banco Central da Bolívia nesta quinta-feira, 2 de janeiro, porque embora o ano de 2024 fechasse com 1.976 milhões, teria apenas US$ 50 milhões de Reservas Líquidas.

“De acordo com o relatório apresentado hoje pelo presidente do Banco Central, indicou que a questão das Reservas Internacionais foi reforçada, no entanto, Há um facto significativo onde falamos de 50 milhões de dólares como reservas líquidas, isso significa que só temos 50 milhões para poder usar e precisamos de muito mais dinheiro para podermos fazer face ao pagamento da importação mas também ao pagamento e juros futuros para pagar a dívida.“, disse o economista.

Segundo Pacheco, isso afetaria os micro e médios empresários que desde 2023 pedem medidas para evitar o fechamento de empresas.

“São muitas micro e pequenas empresas que se viram obrigadas a migrar ou fechar suas empresas, deixando o funcionário completamente desamparado.

Em síntese, o presidente do Colégio de Economistas de Santa Cruz indicou que 2024 terminou com indicadores muito preocupantes para iniciar 2025, devido à inflação que está a aumentar e a uma classificação internacional bastante elevada que dificultará o pagamento de possíveis dívidas. Assegurou ainda que a perda de poder de compra e a taxa de câmbio oficial que não corresponde à realidade continuarão a afectar a população.

Veja a programação em Jogo Uno Vermelho

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *