As reservas de gás na Bolívia atingem 4,5 TCF em 2023, segundo certificação apresentada pela YPFB

Campos Petrolíferos Fiscais Bolivianos (YPFB) As reservas de gás da Bolívia atingiram 4,5 TCF (trilhões de pés cúbicos) em 2023. Para o presidente da Companhia Estatal de Petróleo, Armin Dorgathen Tapia, o atraso nos dados publicados se deveu ao fato de as certificações terem sido realizadas por duas empresas para dar maior confiabilidade aos dados.

“É a primeira vez na história que é certificado por dois anos consecutivos e com duas empresas diferentes, para ter consistência com os dados. Ryder Scott certifica, 2022, 4 TCFs, que é o valor de há dois anos. E há um ano, DeGolyer e MacNaughton certificaram-nos em 4,5 TCFs, o que, evidentemente, não é consistente com os resultados apresentados em 2017 e pior com os apresentados em 2004″, afirmou o presidente do Estado em conferência de imprensa.

Dorgathen afirmou que os anos em que as reservas foram mais consumidas foram entre 2014 e 2018.

O presidente da YPFB informou que a empresa Ryder Scott certificou um potencial de 30 TCF de gás a ser “encontrado”, para o qual a YPFB está a executar 57 projectos, dos quais 17 foram bem sucedidos, entre os quais se destaca Mayaya, no norte de La Peace , com potencial de 6,7 TCF.

O presidente da Empresa Estatal explicou que também foi realizada a certificação dos volumes de petróleo líquido

“Em 2006 houve uma produção de quase 11 mil barris por dia, a produção caiu e chegamos a 2014 com uma produção de 5,2 mil barris por dia. Em 2022 chegaremos a uma produção de 3,3 mil barris por dia e com a reativação passaremos de 10,6 para 12,6 milhões de barris”, afirmou o presidente da YPFB.

Veja a programação em Jogo Uno Vermelho

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *